Ondas atingem 3,78 metros em Santos, diz Praticagem
18/07/2017 - 19h02 em Litoral Paulista

 

Ondas de 3,78 metros foram registradas na manhã desta terça-feira (18) em Santos. A altura é considerada recorde para 2017 e foi marcada pelos equipamentos da Praticagem de Santos na entrada do Canal de Navegação, na boia 1, onde fica localizado o aparelho de medição, às 6 e às 7 horas.

Ainda segundo a entidade, a altura registrada nesta manhã perde apenas para o dia 21 de agosto de 2016, quando as ondas chegaram a 4,25 metros.

 

Impacto poderia ter sido maior

O aumento das ondas e do nível do mar já havia sido previsto pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Segundo Matheus Souza Ruiz, técnico de engenharia no NPH-Unisanta, já era prevista uma entrada de ondas intensas do quadrante sul-sudoeste direcionadas à Ponta da Praia. 

"O vento forte (registrado nesta terça) só não foi mais prejudicial por estarmos em lua minguante. Se estivéssemos em período de lua cheia ou lua nova, que têm as maiores variações do nível do mar, as ondas poderiam causar mais estragos", explica. 

Levantamento da Praticagem aponta rajadas de vento de 66 Km/h, às 2 horas, na Ilha das Palmas. Por volta das 12h20, os ventos continuavam fortes e chegaram a marcar 60 Km/h na sede da organização.

Ainda de acordo com o técnico do NPH-Unisanta, quando ocorreu o pico das ondas, atingindo 3,78 metros, o nível do mar era de aproximadamente 1,30 metros e, por conta disso, "os impactos não foram ainda maiores".

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE