Com o objetivo de inovar no processo de seleção de diretores escolares, Guarujá anunciou que passa a adotar a Prova Nacional Docente (PND) como critério para escolha dos gestores das unidades de ensino da rede municipal, por meio do Concurso de Projetos. A iniciativa tem princípio semelhante ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas para professores, e as inscrições vão até sexta-feira.
A PND é uma avaliação nacional criada pelo Ministério da Educação e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova avalia conhecimentos pedagógicos e específicos de professores licenciados em mais de 1,5 mil cidades em 22 estados.
“Todos os critérios que puderem ser adotados para aumentar a competência técnica de quem vai ficar como gestor da escola são mais do que bem-vindos”, afirma o secretário municipal de Educação, Mohamad Rahim. Ele explica que, dessa forma, seguindo as novas diretrizes de ensino, amplia-se a competência desses profissionais, valoriza-se a formação docente e se garante a qualidade da gestão escolar.
Os professores que participarem terão 5h30 para a realização da prova, que será composta por 30 questões de múltipla escolha sobre temas pedagógicos transversais, uma discursiva e 50 específicas da área de atuação do candidato. A avaliação está marcada para 26 de outubro, e os resultados devem ser divulgados em 10 de dezembro.
O secretário também afirma que só podem participar os professores concursados que cumprem os critérios previstos no Decreto
Municipal 16.939, publicado no Diário Oficial do último dia 5. “Aqueles que cumprirem com o critério relacionado ao PND ficam automaticamente habilitados para participar das próximas etapas do concurso de projetos.”
As inscrições para a prova devem ser feitas no site: pnd.inep.gov.br
Fonte: A Tribuna